15 anos da Casa do Pequeno Cidadão

dez/2022

A Associação Casa do Pequeno Cidadão Nossa Senhora Aparecida nasceu a partir de um movimento da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina, em São Paulo, quando, desde o ano 2000, houve um grande esforço para arrecadação de fundos em prol da construção de uma casa que pudesse dar assistência às crianças e recém-nascidos das mães do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros. A certeza de que estava no caminho certo surgiu durante a construção, quando um bercinho azul foi encontrado, amarrado em uma pitangueira, e tornou-se o símbolo da nossa entidade.

Desde a sua fundação, em 05 de dezembro de 2007 , o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes ( SAICA ) Casa do Pequeno Cidadão, por intermédio da Vara da Infância e Juventude e do Conselho Tutelar, recebe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cuidado, proteção, carinho e apoio, amparando e dando suporte, também, às suas famílias de origem. Desde o início de suas atividades, há 15 anos, o SAICA Casa do Pequeno Cidadão já acolheu 198 crianças e adolescentes.

Um trabalho de amor que se expandiu com o tempo e, com ele, a necessidade de fazer mais por jovens que completavam a maioridade e ainda não estavam prontos para se autossustentarem. Surge então a República Jovem Cidadão , que desde 05 de dezembro de 2018 acolhe rapazes entre 18 a 21 anos e que encontram aqui uma oportunidade de começarem a vida adulta, com todo o amparo e orientação. Desde sua inauguração, 16 jovens foram acolhidos e destes 10 hoje seguem com a sua vida de forma autônoma e responsável.

Em 05 de dezembro de 2021 , percebendo a escassez de serviços assistenciais voltados à pessoas com deficiência, a Casa do Pequeno Cidadão inaugurou o seu Núcleo de Apoio a Inclusão Social para Pessoas com Deficiência – NAISPD II e III VIDA CIDADÃ, que atende a pessoas a partir dos 7 anos, sem limite de idade. Atualmente, o Serviço possui 44 usuários e realiza 1.200 atendimentos ao mês.

Neste ano, completamos o simbólico aniversário de 15 anos , e para celebrar tudo isso, em 04 de dezembro foi realizada uma missa em ação de Graças celebrada pelo nosso idealizador e fundador: Padre Tarcísio Justino Loro. Em continuidade ao nosso trabalho e esforços em 05 dezembro deste ano , com o mesmo propósito da República Masculina, inauguramos a República Jovem Cidadã , para moças de 18 a 21 anos. Na noite deste mesmo dia, recebemos nossos parceiros, colaboradores, voluntários e assistidos para uma solenidade de apresentação do nosso trabalho e congraçamento com todos que dele fazem parte.

Seguimos repletos de sonhos, expectativas e esperança para construir outros projetos, pois entendemos que realizar atividades de apoio a pessoas de qualquer idade em situação de vulnerabilidade social e familiar é a garantia de uma sociedade mais justa!

Aproveitamos nosso aniversário para agradecer a Deus e a Nossa Senhora Aparecida, pela proteção e milagres alcançados; a todos os doadores, que ajudam nossos serviços que não recebem verba públicas para sua manutenção; aos voluntários, que doam seu precioso tempo complementando o trabalho oferecido pela entidade, a toda comunidade pelo apoio e parceria ao longo desses 15 anos, aos nossos funcionários pela dedicação e amor no desenvolvimento de suas funções.

Para saber mais sobre a nossa Associação, acesse nossas redes sociais e veja como ajudar pode ser simples e gratificante.
Facebook: https://www.facebook.com/casadopequenocidadaosp
Instagram: @casadopequenocidadao
Faça parte do futuro que você deseja!