Cuide de quem cuidou

fev/2025

Casa do Pequeno Cidadão lança campanha de arrecadação “Cuide de quem cuidou” para implantação de um novo serviço de assistência social na região da Zona Oeste de São Paulo.

A cidade de São Paulo possui mais de 2 milhões de idosos, número que supera o de crianças. Esse cenário reflete a realidade atual, com a diminuição da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida.

Somente nos três primeiros meses de 2024, mais de 42 mil denúncias de violações contra pessoas de 60 anos ou mais foram registradas, segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH). Os principais abusos contra essa população são: negligência, exposição de risco à saúde, tortura psíquica, maus-tratos e violência patrimonial.

Foi a partir da análise desses dados, aliada ao desejo de criar um serviço voltado aos idosos, que a Casa do Pequeno Cidadão decidiu expandir suas atividades e lançar a campanha “Cuide de quem cuidou” para criar um Núcleo de Convivência de Idosos, completando assim o ciclo da vida – todas as idades atendidas em seus serviços.

O NCI será um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos para idosos em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com uma equipe técnica especializada que ofertará atividades socioeducativas baseadas nas motivações e interesses dos idosos, contribuindo para a construção e reconstrução de suas vivências pessoais e coletivas.

O serviço terá capacidade de apoiar até 120 idosos, com cerca de 1600 atendimentos por mês, tudo de forma gratuita.

Atividades como inclusão digital, rodas de conversa, aulas de dança, teatro, yoga, artesanato, coral, atividades aeróbicas, pet terapia, oficinas de memória, capoeira para idosos, passeios culturais e oficinas de autocuidado serão oferecidas no NCI.

O objetivo desse espaço é acolher e cuidar de uma população que, muitas vezes, vive em solidão dentro de seus lares, adoecendo e sem oportunidades de socialização. O NCI buscará valorizar o potencial dos idosos e destacar o respeito que essa população merece.

E para conseguir implantar este novo serviço, a Casa do Pequeno Cidadão pede o seu apoio na campanha “Cuide de quem cuidou”. Acesse agora o site: doe.casadopequenocidadao.org.br e faça sua doação. Qualquer pessoa, de qualquer lugar, com qualquer valor a partir de R$5 consegue ajudar.

O tempo passa, mas o cuidado nunca deve parar. Juntos vamos construir mais um serviço gratuito para apoiar quem mais precisa.

Sobre a Casa do Pequeno Cidadão

Fundada em 05/12/2007, a Casa do Pequeno Cidadão é uma organização social sem fins lucrativos, que acolhe e oferta atividades de assistência social e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, visando a inclusão social, a conquista da autonomia e o exercício de sua cidadania.

Conheça nossas unidades:

Siga nossas redes sociais @casadopequenocidadao

Cuide de quem cuidou

Apoie nosso Núcleo de Convivência de Idosos