Por meio da arte, as pessoas com deficiência passam a se interessar, experimentar, elaborar e idealizar, transportando seus sentimentos individuais de contentamento e satisfação para a coletividade. Nota-se também que o desejo de aprender e de se movimentar auxilia as pessoas com deficiência intelectual a descobrir suas capacidades, melhorar o processo de cognição e estimular a autonomia.
A arte é uma linguagem universal que conecta seres de todas as raças, credos e classes sociais, promovendo, assim, o diálogo com a inclusão e a participação na comunidade.
A arte toca a todos de maneira singular, única e sem preconceitos. Nos atos de desenhar, pintar ou criar uma escultura, estão implícitos processos de organização espacial, definição de formas e composição de planos, estruturando o sentir e o pensar.
Nesse fazer artístico, estão presentes o conhecimento e a leitura dos elementos visuais, a organização e ordenação do pensamento, a significação (representação), a construção de imagens e a expressão da história pessoal e social do sujeito. Portanto, acredita-se que o ensino da arte resulta da articulação entre o fazer, o conhecer, o expressar e o criar. As oficinas artísticas promovidas no NAISPD estimulam a expressão do indivíduo na totalidade de seu desenvolvimento intelectual, contribuindo, a cada dia, para a melhoria e aquisição de sua autonomia.
O NAISPD funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estamos localizados na Rua Sales Júnior, 294, Alto da Lapa, e estamos de portas abertas para recebê-los.
Venha nos visitar!
Por: Cristina Brondi Calabria – coordenadora do NAIPSD II e III Vida Cidadã