Atenção à  saúde

set/2023

Caro leitor, você já sabe que nós do SAICA Casa do Pequeno Cidadão zelamos pelos direitos fundamentais dos adolescentes e crianças que aqui estão e queremos apresentar para vocês todos os nossos cuidados quando se trata da saúde dos nossos acolhidos.

Nesta área, os acompanhamentos são frequentes, isto é, além das consultas de rotina com hebiatra e pediatra, as especialidades também são necessárias para que possamos assistir com muito afinco o desenvolvimento e a singularidade dos nossos acolhidos.

Quando se trata de consultas e especialidades contamos com os serviços públicos como: Unidade Básica de Saúde (UBS Parque da Lapa), AMA Sorocabana (Atendimento Médico Ambulatorial), e CER II Lapa (Centro Especializado de Reabilitação), CAPS IJ Lapa (Centro de Apoio Psicossocial – Infanto Juvenil), AMA Casa do Adolescente.

Quando necessário, damos assistência em situações de emergência no Pronto Socorro Municipal (Lapa) como também em complexos hospitalares, como, por exemplo, o Hospital Santa Casa da Misericórdia de São Paulo, entre outros.

Também muito nos auxiliam os voluntários da área da saúde nas suas diversas especialidades (pediatra, psiquiatra, dermatologista, neurologista, oftalmologista, ginecologista, psicólogos, neuropsicólogos, odontologistas, entre outros).

Quando se faz necessária a internação, o SAICA disponibiliza acompanhantes nas 24 horas diárias, que, além de acalentar e incentivar a recuperação dos nossos pequenos, são responsáveis pelo contato com os profissionais, se inteirando do diagnóstico, exames e tratamentos.

Após os atendimentos, tanto em situações de emergência quanto por acompanhamento, seguimos as orientações médicas com muita responsabilidade. Para isso, desenvolvemos alguns cuidados que são importantes para acompanhar a evolução da saúde de todos.

Elaboramos fichas para acompanhamento de medicações (uso contínuo ou com data pré-estabelecida para seu término), respeitamos e seguimos o calendário de vacinação, acompanhamos os pequenos na realização de exames, organizamos de forma individualizada as medicações e utensílios pessoais, temos cuidados quanto a higienização do ambiente, atentamos para protocolos de higienização de todos os colaboradores como por exemplo, lavar as mãos sempre para o manejo com os bebês, uso de álcool em gel, limitação de acesso ao berçário (visando a proteção dos recém-nascidos que estão sem proteção natural pela idade), realizamos trocas diárias de roupas de cama e banho, entre outras, com intuito de ofertar maior proteção.

Os medicamentos necessários para os tratamentos são disponibilizados gratuitamente pelo SUS, porém, alguns remédios que nossos bebês, crianças e adolescentes utilizam não estão disponíveis nas farmácias públicas e precisamos arcar com os custos.

Assim, com sua doação, você também é uma importante ajuda para garantir o direito à saúde dos nossos pequenos!

Por: Djully Gallo, Glaucia Reis, Rosanete Marinho e Paloma Sanches