O Núcleo de Apoio a Inclusão Social para Pessoas com Deficiência – NAISPD II e III Vida Cidadã tem atuado com a promoção e garantia de direitos da pessoa com deficiência e seu arranjo familiar. Dentre nossas atribuições, aplica-se o acompanhamento familiar por meio de elaboração de PIA (Plano Individual de Atendimento) e reuniões (sejam em grupo ou individualizadas), que visam compreender as demandas individuais, familiares e sociais de cada atendido, auxiliando as famÃlias em processos que abrangem o tripé da seguridade social: Saúde, Previdência e Assistência.
A proposta deste serviço também consiste em favorecer o desenvolvimento de vida autônoma da pessoa com deficiência e ofertar orientações à s famÃlias em relação a construção de uma rede de apoio e do fortalecimento de vÃnculos, seja com a famÃlia nuclear ou extensa. Nosso equipamento, também, realiza as visitas técnicas domiciliares: atividade utilizada para mapeamento de contexto social e territorial, bem como o conhecimento da oferta de serviços públicos quando necessário. (ex.: UBS, hospitais, CRAS, CREAS, etc). A visita domiciliar, ainda auxilia a nossa equipe na maior compreensão da autonomia do indivÃduo em seu espaço de convivência, ou seja, conhecer as atividades que este realiza com independência ou supervisão, com foco no aprimoramento de suas execuções e na construção de um projeto de vida.
Sempre com foco na qualidade de vida dos nossos usuários e suas famÃlias, o Vida Cidadã atua com escuta ativa e qualificada, e prioritariamente a inclusão social e a garantia de direitos do público atendido.
Neste contexto, o NAISPD VIDA CIDADÃ em parceria com o Instituto OLGA KOS, realizou o Projeto “Cidade Inclusiva” que teve como objetivo incentivar e desenvolver a autonomia das pessoas com deficiência, identificando, conhecendo e retratando a cidade de São Paulo. O projeto contou com passeios por pontos turÃsticos da nossa cidade, sempre pensando na diversidade, cultura e lazer, e, culminou com uma exposição realizada no Centro cultural de Santo Amaro, realizada em 15 de junho, com a participação dos atendidos, familiares e público em geral.
Agradecemos aos Instituto Olga Kos e felizes em anunciar a renovação da parceria.
Por Maria Cláudia Saab e Cláudia Brondi