O Projeto Era uma Vez… visa garantir a organização de registros sobre a história de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente acolhido, por meio da construção de um livro que reúne informações, fotografias, mensagens, desenhos e lembranças tanto do perÃodo em que estão acolhidos no SAICA, como também suas histórias de vida e projetos para o futuro.
O respeito à história e o direito à verdade são a base para o trabalho com as crianças e adolescentes que estão nos Serviços de Acolhimento. De acordo com o artigo 100 do Estatuto da Criança e Adolescente, entre os princÃpios que regem as medidas de proteção à criança e adolescente está “XI – obrigatoriedade da informação: a criança e ao adolescente, respeitado seu estágio de desenvolvimento e capacidade de compreensão, seus pais ou responsável devem ser informados dos seus direitos, dos motivos que determinaram a intervenção e da forma como esta se processa.â€
Observa-se que proporcionar o registro da história de crianças e adolescentes acolhidos é garantir-lhes a possibilidade da preservação da própria identidade. O Projeto Era uma Vez… traz a oportunidade de ter a memória de dados importantes, como a sua trajetória familiar, o tempo de acolhimento, suas relações de amizade, seu desenvolvimento, registro das datas comemorativas, entre outros.
O Era uma vez… só é possÃvel com o apoio dos voluntários capacitados, que proporcionam atividades diferenciadas para que a criança e adolescente possam se expressar e construir seus próprios álbuns.
Para se tornar voluntário do Era uma vez…, é necessária disponibilidade para participar dos 5 encontros de formação, nos quais são trabalhadas temáticas e técnicas para a efetivação do projeto; disponibilidade de 2 horas semanais para os encontros com os acolhidos e participar mensalmente das reuniões de supervisão dos voluntários.
Também é possÃvel contribuir com o projeto por meio da aquisição dos álbuns para os registros ou da impressão de fotos, fundamental para a continuidade do projeto e à s quais as crianças e adolescentes querem guardar para toda a vida.
Para mais informações sobre esse lindo projeto, entre em contato com a Equipe Técnica do SAICA – tel: (11) 96926-4572
Por Djully Gallo, Glaucia Reis e Rosanete Marinho