O Emprego Apoiado destaca-se mundialmente como uma metodologia diferenciada para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, aplicando-se também como tecnologia social para pessoas em situação de exclusão social com especial dificuldade em encontrar emprego.
Todo o processo é realizado com acompanhamento direto e contÃnuo de um consultor de emprego apoiado. Essa metodologia baseia-se no paradigma da inclusão, ou seja, a sociedade tem que se adaptar para incluir a pessoa com deficiência intelectual.
É um programa individualizado, composto por três fases:
- a descoberta dos interesses, habilidades, talentos e apoios necessários para a pessoa ser inserida no mercado de trabalho;
- o desenvolvimento do emprego e;
- o acompanhamento no emprego.
Sua efetividade baseia-se na construção do perfil vocacional e no projeto de vida da pessoa com deficiência, na identificação dos interesses para a obtenção de emprego, assim como para sua manutenção e seu desenvolvimento profissional.
Nesta proposta, a lógica é “incluir para formarâ€, a formação e o treinamento são realizados no posto de trabalho, de forma personalizada, tendo como facilitador um profissional qualificado de nossa instituição para atuar como consultor de emprego apoiado.
O encaminhamento de pessoas com deficiência intelectual da instituição para a participação em processos seletivos, de acordo com a demanda de vagas oferecidas pelas empresas. Os consultores de Emprego Apoiado estão à disposição para qualquer esclarecimento.