Nas escolas foi preciso o fechamento temporário dos espaços físicos e, consequentemente, diferentes práticas pedagógicas que fizessem sentido e facilitassem nas interações à distância entre alunos e professores tiveram que ser elaboradas. Meses se passaram sem que fosse possível saber, ao certo, quanto tempo seria preciso manter as aulas remotas.
Na Casa do Pequeno Cidadão o ambiente sempre foi parte fundamental das aprendizagens. Assim, neste período difícil, preparamos soluções criativas com objetivo de estimular a criatividade com diferentes materiais e objetos, que ajudam as crianças e adolescentes a investigar e exercitar suas maneiras de ser, estar e pensar o mundo.
Atualmente, seguindo o avanço das vacinas e retomadas graduais das nossas atividades, e principalmente, garantindo o direito á educação, reiniciamos as idas e vindas escolares, isto é, voltamos às aulas presenciais com nossos pequenos! E para isso, nossa tarefa principal foi garantir o acesso às unidades escolares, por meio da efetivação das matrículas para nossos novos acolhidos e rematrículas para os demais. Além disso, reforçamos com todos os protocolos de higiene contra o Covid-19.
O contato presencial contribui para diversas experiências fundamentais no convívio escolar e social.
Por Janaina Barbosa, Paloma Paranhos e Rosanete Marinho